INFORMAÇÕES GERAIS
SOBRE O EXAME
A endoscopia digestiva alta consiste na visualização do esôfago, estômago e duodeno por meio de uma microcâmera digital, permitindo um diagnóstico preciso e detalhado das eventuais alterações ou lesões.
NOSSAS RECOMENDAÇÕES
Para obtermos o resultado esperado do exame e com segurança para o paciente, o estômago deve estar vazio.
Para tal, o paciente deve permanecer por, pelo menos, 8 horas em jejum absoluto, tanto de alimentos quanto de líquidos. É desejável que a última refeição também seja leve, para que não dificulte o esvaziamento do estômago ao longo da noite.
Para os exames marcados à tarde, um leve café da manhã, com chá, líquidos claros e bolacha de água e sal, está liberado, respeitando sempre o tempo de jejum.
O exame é feito, na nossa clínica, em clientes com idade a partir de 12 anos, sempre com agendamento prévio e mediante a apresentação do pedido médico.
O procedimento é realizado sob sedação. Indivíduos acima de 75 anos precisam fazer a Endoscopia sob sedação assistida com anestesista.
Para que o procedimento seja realizado, é indispensável que o cliente permaneça acompanhado por um adulto, capaz e maior de 18 anos, desde o momento de sua chegada à unidade até o término do exame. Para menores de 18 anos, o acompanhante, obrigatoriamente, deve ser um responsável legal (pai, mãe ou tutor).
O exame somente poderá ser realizado mediante presença física de um acompanhante. Respeitando os critérios de segurança e as normas da legislação brasileira (SS-169/96,CFM1.409/94 e SS-SP 02/2006) é obrigatória a presença de um acompanhante até o retorno do paciente à sua residência.
Clientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 40 devem agendar o exame com anestesia.
Para obter o valor do IMC, basta dividir o peso (kg) pelo quadrado da altura (m). Em caso de dúvida, vale a pena usar a calculadora de IMC disponível na internet.
O exame não é feito em gestantes, mas pode ser realizado em mulheres que estejam amamentando.
Pacientes com problemas cardíacos (insuficiência cardíaca, infarto prévio, arritmia, etc) devem trazer carta de liberação do seu médico para o exame. Pacientes com doenças graves ou debilitantes devem informar à equipe no momento do agendamento.
Caso o cliente tenha alergia a Látex, o exame não poderá ser realizado na clínica.
COMO FAZER COM SUAS MEDICAÇÕES DO DIA-A-DIA
A maioria dos remédios deve ter seu uso continuado principalmente antibióticos, anti-hipertensivos e anticonvulsivantes, que no dia do exame, devem ser tomados com até 20 ml de água.
O cliente precisa suspender por 7 dias, com o consentimento de seu médico, o uso de medicações anticoagulantes, a exemplo de varfarina (Marevan® e Coumadin®), clopidogrel (Plavix®, Plagrel® e Iscover®), Prasugrel (Effient®) e ticlopidina (Ticlid®), assim como de sulfato ferroso e Xenical®.
Deve ser suspenso o exilato de dabigatrana (Pradaxa®) e a rivaroxabana (Xarelto®) devem ser suspensos 2 dias antes do exame.
Clexane® e medicações para diabetes (insulina e metformina, por exemplo) não devem ser ingeridas no dia.
O ácido acetilsalicílico (AAS® e Aspirina®), medicações para pressão ou para o coração e hormônios não precisam ser suspensos; podem ser tomados com pouca água ao acordar.
O cliente precisa suspender por 7 dias, com o consentimento de seu médico, o uso de medicações anticoagulantes, a exemplo de varfarina (Marevan® e Coumadin®), clopidogrel (Plavix®, Plagrel® e Iscover®), prasugrel (Effient®) e ticlopidina (Ticlid®). Pradaxa® e Xarelto® devem ser suspensos por 48 horas e o Clexane® deve ser suspenso 24 horas antes do exame. O ácido acetilsalicílico (AAS® e Aspirina®) não precisa ser suspenso.
Os hipoglicemiantes como: Insulina, Daonil, Diabinese, entre outros, não devem ser usados pela manhã, somente após exame.
Os antiácidos devem ser suspensos nas 12(doze) horas que antecedem o exame.
Evitar exames com contraste via oral (trânsito intestinal), nos 5 dias que antecedem o exame.
O JEJUM
Não ingerir bebida alcoólica 24 horas antes do exame.
Jantar leve até as 22 horas, evitando alimentação gordurosa.
Jejum absoluto de 8 horas (inclusive de líquidos).
Se o exame de colonoscopia for realizado junto com a endoscopia digestiva alta, deve-se seguir somente as orientações de preparo da colonoscopia.
SOBRE O EXAME
O exame dura, em média, entre 10 e 15 minutos, incluindo o preparo.
Após a endoscopia, é necessário permanecer de 30 a 40 minutos em repouso.
Se houver necessidade de realização de biópsia, ressecção de pólipos, cauterização de hemorragias ou colocação de clipes, haverá a inclusão e cobrança dos exames anatomopatológicos dos materiais retirados, bem como dos demais procedimentos realizados.
Quando realizada em condições insatisfatórias, devido a preparo inadequado, a endoscopia é cobrada normalmente e apresenta, como resultado, um laudo parcial, informando que uma parte do estômago não pôde ser estudada por conta da presença de resíduos. Nessa situação, existe a possibilidade de o cliente ser orientado a remarcar o exame no momento de sua execução.
A aparelhagem utilizada é totalmente desinfetada e, portanto, não há a menor possibilidade de infecção ou contaminação.